O Crescimento para Eles

A teoria de Kohlberg

Segundo Kohlberg, existem seis fases de ordem invariável, em que se desenvolve a moralidade. Utilizou o método clínico de Piaget, entrevistas e apresentações de histórias para serem comparadas e julgadas. Kohlberg cita as fases para as quais o indivíduo tem que passar para evoluir, porém, para ele, muitos adultos não passam do 3º estágio, onde estão presente as expectativas interpessoais mútuas, relacionamentos e conformidades interpessoais. E através de uma série de estudos e pesquisas, elaborou um esquema de desenvolvimento moral definido em três níveis e seis estágios. Percebeu, então, que há tendências etárias quanto ao raciocínio moral encontrado nas respostas, definindo os estágios baseando-se no modo como as crianças respondiam aos dilemas apresentados.   A conclusão de Kohlberg:   NÍVEL UM: MORALIDADE PRÉ CONVENCIONAL Neste primeiro nível de desenvolvimento, o julgamento moral da criança baseia-se em critérios externos, ponderando se ela vai ou não ser castigada....

Vygotsky e o Desenvolvimento

  Vygotsky é o autor da perspectiva sociocultural, e defende a origem social dos processos psicológicos, isto é, para compreender o indivíduo é preciso entender primeiro as relações sociais e culturais em que este está inserido. Afirma também que a dimensão social da consciência precede a sua dimensão individual. Em relação à lei genética geral do desenvolvimento cultural, afirma que qualquer função do desenvolvimento cultural da criança ocorre duas vezes: Primeiro no plano social, entre as pessoas –  nível inter-psicológico; Depois no plano individual, dentro da criança – nível intra-psicológico. Desta forma, as relações sociais e as relações entre pessoas estão geneticamente implícitas nas funções superiores e na sua relação. Este processo de desenvolvimento a partir das relações sociais e culturais desenvolve-se em dois planos distintos: Internalização: refere-se ao processo que permite à criança reconstruir e absorver os produtos...

O desenvolvimento para Erikson

 Erikson enfatiza o processo de construção da identidade e a dimensão psicossocial do desenvolvimento de uma ênfase exclusivamente patológica para uma perspectiva que realçava os aspectos positivos e produtivos do desenvolvimento. Este propõe oito estados psicossociais, em que cada estádio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa. A forma como cada pessoa irá resolver cada crise nuclear, ao longo dos diferentes estádios, irá influenciar a capacidade para resolver, na vida, os conflitos. O indivíduo desenvolve-se através de experiências ligadas às modalidades de resolução de crises.   1ª Idade (0-18 meses): CONFIANÇA versus DESCONFIANÇA: Nesta idade, a criança vai aprender o que é ter ou não confiança. Esta confiança está muito relacionada com a interacção do bebé com a mãe. A criança, neste período, aprende a ter ou não confiança, partindo da relação com a mãe. Se a criança não se sentir segura e confiante pode desenvolver medos,...

Piaget e o Desenvolvimento

Piaget levou a cabo um conjunto de investigações sobre o processo de desenvolvimento cognitivo da criança. Contudo, não encarou a criança enquanto sujeito individual, mas como “sujeito epistémico”, como representante da inteligência humana numa perspectiva universal. É a partir do conhecimento do desenvolvimento da criança que vai compreender o desenvolvimento do pensamento humano: a sua estrutura, natureza e evolução. O seu trabalho constitui aquilo que se designa por epistemologia genética. Piaget defende uma posição construtivista/ interaccionista, em que as estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age, interage com o meio. O organismo tem, ao nascer, um património genético que permite interagir com as experiências que vão acontecendo. É uma teoria psicobiológica que se baseia no conceito de adaptação como resultado do processo interactivo da relação do organismo com o meio.   O desenvolvimento cognitivo faz-se por mudanças de estruturas...

O Desenvolvimento segundo Gesell e Watson

 O conceito de desenvolvimento diz respeito a um ciclo de vida de um organismo que vai da concepção até à morte. Nos primeiros anos do desenvolvimento a sua característica mais visível foi o crescimento físico e, desta forma, os primeiros psicólogos, como Gesell, associaram o desenvolvimento apenas a factores físicos ou maturacionais. O desenvolvimento implica uma especialização de comportamentos que se traduz, por um lado, na aquisição e aperfeiçoamento de certas funções específicas, mais particulares e, por outro, na perda de características mais gerais. Neste sentido, o desenvolvimento processa-se de um estado de globalidade e falta de diferenciação para um estado de aumento de diferenciação, articulação e integração. O desenvolvimento é um processo dinâmico e global que engloba aspectos biológicos, relacionados com o crescimento físico do organismo,  aspectos psicológicos, relacionados com o estado emocional e mental do individuo...

Freud e o Desenvolvimento

 Para Freud, o desenvolvimento humano e a constituição do aparelho psíquico são explicados pela evolução da Psicossexualidade. A sexualidade está integrada no nosso desenvolvimento desde o nascimento, evoluindo através de estádios, com predomínio de uma zona erógena, isto é, de uma região do corpo (epiderme ou mucosa) que, quando estimulada, dá prazer. Cada estádio é marcado pelo confronto entre as pulsões sexuais (libido) e as forças que se lhe opões (ódio, raiva, desespero, ausência de desejo). Um dos conceitos mais importantes na teoria psicanalítica é a existência da sexualidade infantil. Esta envolve todo o corpo, é pré-genital e não centrada no aparelho genital e é, nos primeiros anos, auto-erótica, isto é, a criança satisfaz-se com o seu próprio corpo. Freud elaborou a sua própria teoria psicodinâmica de desenvolvimento a partir de casos adultos que tinha como pacientes em psicanálise.   ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO   Estádio Oral (0 aos 12/ 18 meses): O ser...