Fundamentos do Crescimento e Desenvolvimento
Se para muitos autores, as palavras desenvolvimento e crescimento são-lhes indiferentes, outros, preferem designar como crescimento as mudanças em tamanho, e como desenvolvimento as mudanças em complexidade, ou o plano geral das mudanças do organismo como um todo. Actualmente, torna-se evidente e necessário o estabelecimento de uma diferenciação conceitual entre ambos os termos, uma vez que, encontramos frequentemente os expert desta área referindo-se a um outro termo, de acordo com a situação focalizada. Desta forma, preferimos encarar: Crescimento como sendo o processo responsável pelas mudanças em tamanho e sujeito às modificações que dependem da maturação; Desenvolvimento como as mudanças em complexidade ou o plano geral das mudanças do organismo como um todo, e que sofrem, além da influência do processo maturacional, a acção maciça das influências ambientais, ou da aprendizagem (experiência, treino). Por exemplo: Se compararmos o tamanho da mão de uma criança com a mão de um adulto, a resposta é óbvia: a mão do adulto é deveras maior que a da criança. Pelo processo normal do crescimento, a mão da criança atinge o tamanho normal da mão do adulto na medida em que ela cresce fisicamente. Dizemos, portanto, que, neste caso, houve crescimento dessa parte do corpo. A mão de um adulto normal é diferente da mão de uma criança, não apenas por causa do seu tamanho: ela é diferente, sobretudo, por causa de sua maior capacidade de coordenação de movimentos e de uso. Neste caso, podemos fazer alusão ao processo de desenvolvimento, que se refere mais ao aspecto qualitativo (coordenação dos movimentos da mão, desempenho), sem excluir, no entanto, alguns aspectos quantitativos (aumento do tamanho da mão). Nota-se, entretanto, que essa distinção entre crescimento e desenvolvimento nem sempre pode ser rigorosamente mantida, porque em determinadas fases da vida os dois processos são, praticamente, inseparáveis. «O desenvolvimento é um processo temporalmente sequenciado que engloba todo o ciclo vital.» As mudanças e transformações próprias do desenvolvimento, apesar de mais intensas e espectaculares nos primeiros anos de vida, verificam-se ao longo de toda a vida: o desenvolvimento ocorre em qualquer período da nossa existência. Esta realidade implica que, as experiências vividas durante a infância e a adolescência não determinam rigidamente a vida de uma pessoa. Por outro lado, as transformações próprias do desenvolvimento cumprem uma espécie de agenda ou programação temporal. O modo como as crianças e os adultos respondem às situações e aprendem no momento presente depende em parte de experiências anteriores relacionadas com tais situações. Os recém-nascidos transformam-se primeiro em crianças e adolescentes e depois em adultos. Com uma coordenação motora muito reduzida, um bebé abre a mão para alcançar uma bola e agarrá-la. À medida que se dá a maturação dos músculos, nervos e ossos, a criança torna-se cada vez mais hábil em captar e lançar a bola. Com a maturação posterior e a prática, a criança poderá desenvolver a velocidade e a coordenação necessárias à prática de determinado desporto.