Desenvolvimento ao longo da Infância e Adolescência
Cada aspecto do desenvolvimento seja físico, cognitivo, afectivo e social depende de todos os outros aspectos, isto é, da interacção entre estes vários elementos. A aquisição da linguagem, por exemplo, depende da maturação do cérebro e do aparelho formador; da compreensão de que as palavras representam objectos que não estão necessariamente presentes e da interacção com outras pessoas.
Existem inúmeras correntes que propõem interpretações sobre o desenvolvimento. Algumas correntes privilegiam:
Componente biológica/ maturativa (maturacionismo e psicanálise),
Componente ambiental/social (behaviorismo).
Interacção entre a componente biológica e social (construtivismo e teoria psicossocial).
Corrente |
Autor |
Ênfase |
Gesell |
Componente biológica/maturativa |
|
Freud |
Componente biológica/maturativa |
|
Watson |
Componente ambiental/social |
|
Piaget |
Componente biológica e social |
|
Erikson |
Componente biológica e social |