Objecto da Psicologia do Desenvolvimento
A Psicologia para ser considerada ciência necessita de um objecto de estudo específico. No caso de ciências como Matemática e a Física, o cientista não corre o risco de se confundir com o objecto de estudo. Contrariamente, na Psicologia esta situação é bem possível de acontecer, uma vez que, o seu objecto de estudo é o Homem.
Este facto proporciona a existência de uma diversidade de objectos pois o interessado no objecto de estudo da Psicologia faz parte da categoria a ser estudada e a sua concepção do Homem vai interferir na sua pesquisa. É então, necessário referir que os cientistas manifestam diferentes concepções do Homem, sendo este o facto que contribui para a diversidade de objectivos. Por outro lado, o facto da Psicologia se ter tornado ciência muito recentemente, contribui também para a variedade de objectivos, pois as suas teorias estão ainda inacabadas e indefinidas, não sendo possível definir o seu objectivo com clareza.
Sendo o Homem um ser dotado, historicamente situado e determinado por uma condição social e sendo ele o objecto de estudo da Psicologia, a variedade de valores sociais permite a existência de várias concepções do Homem contribuindo desta forma para uma diversidade de objectivos.
Desta forma, concluí-se que não existe uma Psicologia mas sim, várias ciências psicológicas.