Método Experimental

 

 

Watson, centrava-se quase que exclusivamente no estudo do comportamento humano, em ambientes laboratoriais, controláveis e modificáveis.

Pretende estabelecer  medidas científicas sobre o comportamento dos seres vivos, determinando as suas leis gerais sempre que ocorrem condições idênticas.

A observação centra-se em dados exteriores ao observador, separando desta forma o objecto do observador. Nas observações são seleccionados, preferencialmente, aspectos susceptíveis de serem traduzidos em termos quantitativos, permitindo desta forma, um elevado grau de objectividade nas descrições.

 

Modelo básico de investigação experimental:

Estudo das variáveis: O objectivo do investigador é comprovar se os efeitos provocados pela variável independente sobre a variável dependente são aqueles tinha suposto como hipótese. Para além destas, o experimentador deve ainda ter em conta a existência de outras variáveis (as variáveis externas), que podem influenciar os resultados obtidos.

 

Estudo de Grupos: A primeira tarefa consiste em escolher um conjunto de indivíduos que seja representativa da população a que se pretende generalizar as conclusões (universo). Esta escolha deve ser feita forma aleatória, de modo a que todos os indivíduos tenham as mesmas hipóteses de serem escolhidos. A segunda tarefa consiste em estabelecer dois grupos: O Grupo Experimental - o conjunto de indivíduos onde será alterada (manipulada) uma dada variável; O Grupo de Controlo - o conjunto de indivíduos em que não foram alteradas nenhuma das condições habituais. Este grupo permite ao observador comparar os efeitos da experiência  realizada como grupo em observação (ou experimental).

 

Etapas do Método Experimental 

O método experimental pode ser dividido nas seguintes etapas:

a)  Identificação e análise do problema ou situação;

b) Formulação de uma hipótese explicativa

c) Experimentação -manipulação e controlo das variáveis no grupo em observação (experimental)

d) Conclusão - confirmação da hipótese

 

Limitações do método experimental estão ligadas à complexidade do objecto de estudo – o comportamento humano. Por outro lado, as condições laboratoriais em que as experiências são feitas tendem a produzir respostas falseadas. Neste sentido, as generalizações das conclusões obtidas com este método são alvo de grandes críticas.